quinta-feira, 15 de março de 2012

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Pibid/UFRGS lança livro sobre experiência de bolsistas

Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Quarta, 14 de Março de 2012 18:35

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou, nesta terça-feira, 13, no auditório da Faculdade de Educação, o livro "Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias". O trabalho faz parte de uma série de livros sobre o Pibid e reúne experiências de bolsistas do curso de pedagogia em sala de aula.

Marcéli Machado Santos, uma das autoras do livro, afirma que a experiência de participar do projeto é bastante rica para o licenciando. "O Pibid vem para qualificar o trabalho e estimular a docência na escola pública. Ele nos proporciona uma formação teórico-prática mais ampla e incentiva o desenvolvimento da autonomia do futuro professor", explica. Para a também autora, Naira Gislaine Cooper, o programa não só aprimora a docência como enriquece a experiência de vida e a habilidade de se trabalhar em grupo. "A docência compartilhada é um desafio com o qual pude lidar durante essa trajetória", completa.

O coordenador do Pibid na UFRGS, Samuel Bello, explica que o programa atua para incentivar a iniciação e a permanência dos docentes na educação básica. "Há um número grande de licenciandos que se forma e, por uma série de problemas, não atuam na educação. O Pibid auxilia a manter esses profissionais na escola", comenta. Segundo ele, o projeto também representa uma transformação das práticas pedagógicas modernas, pois contribui para a reformulação dos objetivos e finalidades da escola a partir de uma integração entre educação superior e educação básica.

As obras são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e distribuídas gratuitamente para escolas, bibliotecas públicas e profissionais da área.

Pibid
O Pibid é coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

(Com informações da UFRGS)

Fonte: CAPES

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