sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Momento reflexão

Olá pessoal!
Achei esta matéria em um outro Blog e gostaria de compartilhar com vcs.
Discorrendo um pouco sobre a minha visão, acho que de alguma forma, podemos interferir, positiva ou negativamente nesta postura que os nossos alunos tem para com a Ciência.

Eu me atrevo a fazer até um paralelo aqui: alguns dos nossos graduandos, fascinam-se mais com nossas pesquisas "aplicadas" do tipo: "eu quero testar a atividade do extrato de repolho roxo nas céclulas epiteliais cancerígenas" invés da pesquisa "básica". Lembrando a todos que, sem o conhecimento das propriedades do silício, e das propriedades após a dopagem com gálio ou arsênio (pesquisa básica), não seriam possíveis os estudos e obtenção dos chips de computadores (pesquisa aplicada).
Podemos reverter este quadro, mudar esta postura, nossa postura e realmente mostrar ao aluno o que ele quer: Fazer ou compreender a ciência e mais ainda, que embora atingimos um alto grau de desenvolvimento, mais coisas ainda podemos fazer, pela Ciência, pela tecnologia e a melhor parte, por quam mais precisa: nosso meio e nossa sociedade!

Finalizando, tenho orgulho em cantar uma musiquinha que ganhei em um LP (vcs sabem o que é?!?!) do meu pai aos 4 anos:
"...porque sou um cientista, o meu papo é futurista, é lunático..."
Como é bom, compreender um pouquinho da Ciência e não se sentir "alheio" a este mundo de tecnologias!!!
Fortes abraços!!!!

Link para a reportagem: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/282/ciencia-rejeitada

Um comentário: