quarta-feira, 2 de março de 2011

Planejamento e Cronograma - Leiam todos e até o final!

Boa noite Caríssimos Alunos do PIBID e Prezados Supervisores.

Como vcs já sabem, eu integro a Diretoria Financeira e Organizadora de Dados do PIBID - DFOD. Para que o nosso trabalho seja mais proveitoso, organizado, e que nos seminários, congressos e tudo mais não fiquemos correndo desesperados atrás de nossos resultados e/ou dados, proponho algumas coisas. Ei-las:

1) o planejamento é a palavra chave so sucesso e progresso da Ciência. E este vcs já fizeram. Todos vcs já sabem o que farão este semestre. Como alguns exemplos de atividades que estão planejadas por cada grupo, temos, experimentos, jogos, reforço, acompanhamento, entre outras. Agora vamos a próxima etapa: Estabelecer prazos, e um cronograma de execução destas atividades. vou citar um exemplo:

Suponho que para a Escola A, temos estabelecido as seguintes atividades: Reforço, acompanhamento, experimento (por ex. ácidos/ bases), jogos didáticos (por ex. Funções inorgânicas) e uma atividade virtual (por exemplo, tabela periódica interativa). Isso está planejado, mas a elaboração, execução e reflexão sobre isso demanda muito mais tempo do que ver o corinthians ganhar uma libertadores. Logo, eu, como uma bolsista PIBID super organizada, vou me programar desta maneira:

"querido diário. Hoje defini minhas atividades no PIBID. Estas serão:
1) Acompanhamento e reforço - Farei no 2ºW, durante todo o primeiro semestre. Os horários serão XX, YYY e ZZZh;
2) Experimento sobre ácido bases:
a) Elaboração do roteiro - entrega dia 23/03;
b) Questões iniciais, (levantamento das concepções prévias) - fazer junto com o roteiro - 23/03;
c) Solicitar compra de reagentes - 15/03;
d) Testar o experimento - verificar quantidades e número de grupos a serem montados nas bancadas; - 27/03 - Não esquecer dos xerox!!!!;
e) Aplicação do experimento - Dia 31/03, as 7:30 - chegar 30 min antes para retirar do almoxarifado os reagentes. As classes que virão serão o 2ºW e o 2ºV - 32 alunos.
Atenção: Verificar com a supervisora o próximo experimento do mês de maio!!!!
3) Jogo didático: Elaborar um jogo sobre funções inorgânicas. Pensei em algumas coisas:
Baralho,
Ludo,
Trilha.
Elaboração: Março e abril - Do que eu preciso?!?! Materiais?!?!? Elaborar as regras, o material, os conceitos, a forma que eu vou avaliar este jogo (perguntas, discussão com filmagem?!??!), Como eu vou mediar o jogo?!?!
Execução: Maio/2011 para as duas classes 2ºW e o 2ºV. (Até lá, tem que estar OK!!! preciso me atentar para o tempo que vou gastar fazendo trabalhos braçais, como cortar as cartas, etc!!!!)

4) Para pensar: atividades virtual. Elaboração de um seminário no Power Point, atividades com PC, como tabela virtual, um Jogo... Procurar idéias neste semestre, para aplicar no segundo semestre.

Ufa!!! Tenho muitas coisas a fazer, Diário!! Preciso começar logo!!!"

Perceberam como o planejamento foi feito?!!? Partiu de coisas menores, com um prazo mais imediato, até incluir coisas a longo prazo. Tudo o que deve ser feito, foi posto no papel e estabelecido prazos. Assim, eu me organizo fazendo uma coisa por dia, e tudo fica mais fácil e menos "corrido". Outra vcoisa importante também, é definirmos a equipe que trabalhará conosco. Quem fica incumbido de cada tarefa, pois, tarefas sem dono acabam por não serem feitas.

Agora, vou ao meu tapinha com luvas de pelica, como disse a Nathália:

Quero um planejamento de cada escola em cada box SEPARADO do blog. Este deve seguir o exemplo acima, com datas previstas para ocorrer tais atividades, quais são, o que deve ser feito, cronograma, a equipe de execução responsável e tudo mais. Também deve ser feito para o primeiro semestre de 2011, mesmo que hajam mudanças, como por exemplo, atraso em algum conteúdo.
SUPERVISORES: organizem-se com seus alunos para que tenhamos isso o quanto antes.
KEILA: Verifique se estou esquecendo de alguma coisa.

Sem mais, despeço-me cordialmente.
Márcia

7 comentários:

  1. Que isso em Marcia ta animada msm!!!

    Só que esse lance de demora mais do que o corinthians ser campeão da libertadores vou ficar minha vida inteira no PIBID e eu nao quero passar minha vida inteira ganhando 400 reais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pq o corinthians num vai ganha tao cedo essa taça!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou com o Thúlio, acho que quem teria chances seria o FLAMENGO, rsrsrsrsr.
    Obrigado pela ajuda, vai ser de muita valia, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Legal, vou me organizar melhor, gostei das dicas e do tapa de pelica.

    ResponderExcluir
  4. Vamos nos esforçar para que as datas sejam cumpridas.

    ResponderExcluir