Bom dia Cida, desculpe por minha ausência ontem (02/03/11) na reunião. Olhei o blog antes de voce postar, acabei nao vendo o recado.
O Thulio me passou o que foi discutido, estarei me integrando de tudo o que foi resolvido.
Como ja havia sido determinado em outra reunião, minhas atividades semanais serão:
Acompanhamento: Terça e Quinta - Turma 2º2.
Reforço: Terça-feira (14:00 às 16:00 h)
Abç.
Karina
quinta-feira, 3 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Reunião 02/03/2011 Napoleão
Nesta reunião ficou decidido que o primeiro texto a ser trabalhado deverá tratar das dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina de Quimica, também ficou decidido que o primeiro experimento a ser trabalhado na Unifal deverá acontecer no dia 07/04/2011 e vai tratar de ácidos e bases.
Também fora discutido sobre planejamento, assim como a participação dos bolsitas nas atividades da intistituição parceira, por exemplo, reuniões de pais, planejamento, conselho de classe, etc...
Ficou estipulado que os acompanhamentos iniciam-se tão logo retorne as aulas após o carnaval.
Também fora discutido sobre planejamento, assim como a participação dos bolsitas nas atividades da intistituição parceira, por exemplo, reuniões de pais, planejamento, conselho de classe, etc...
Ficou estipulado que os acompanhamentos iniciam-se tão logo retorne as aulas após o carnaval.
Planejamento e Cronograma - Leiam todos e até o final!
Boa noite Caríssimos Alunos do PIBID e Prezados Supervisores.
Como vcs já sabem, eu integro a Diretoria Financeira e Organizadora de Dados do PIBID - DFOD. Para que o nosso trabalho seja mais proveitoso, organizado, e que nos seminários, congressos e tudo mais não fiquemos correndo desesperados atrás de nossos resultados e/ou dados, proponho algumas coisas. Ei-las:
1) o planejamento é a palavra chave so sucesso e progresso da Ciência. E este vcs já fizeram. Todos vcs já sabem o que farão este semestre. Como alguns exemplos de atividades que estão planejadas por cada grupo, temos, experimentos, jogos, reforço, acompanhamento, entre outras. Agora vamos a próxima etapa: Estabelecer prazos, e um cronograma de execução destas atividades. vou citar um exemplo:
Suponho que para a Escola A, temos estabelecido as seguintes atividades: Reforço, acompanhamento, experimento (por ex. ácidos/ bases), jogos didáticos (por ex. Funções inorgânicas) e uma atividade virtual (por exemplo, tabela periódica interativa). Isso está planejado, mas a elaboração, execução e reflexão sobre isso demanda muito mais tempo do que ver o corinthians ganhar uma libertadores. Logo, eu, como uma bolsista PIBID super organizada, vou me programar desta maneira:
"querido diário. Hoje defini minhas atividades no PIBID. Estas serão:
1) Acompanhamento e reforço - Farei no 2ºW, durante todo o primeiro semestre. Os horários serão XX, YYY e ZZZh;
2) Experimento sobre ácido bases:
a) Elaboração do roteiro - entrega dia 23/03;
b) Questões iniciais, (levantamento das concepções prévias) - fazer junto com o roteiro - 23/03;
c) Solicitar compra de reagentes - 15/03;
d) Testar o experimento - verificar quantidades e número de grupos a serem montados nas bancadas; - 27/03 - Não esquecer dos xerox!!!!;
e) Aplicação do experimento - Dia 31/03, as 7:30 - chegar 30 min antes para retirar do almoxarifado os reagentes. As classes que virão serão o 2ºW e o 2ºV - 32 alunos.
Atenção: Verificar com a supervisora o próximo experimento do mês de maio!!!!
3) Jogo didático: Elaborar um jogo sobre funções inorgânicas. Pensei em algumas coisas:
Baralho,
Ludo,
Trilha.
Elaboração: Março e abril - Do que eu preciso?!?! Materiais?!?!? Elaborar as regras, o material, os conceitos, a forma que eu vou avaliar este jogo (perguntas, discussão com filmagem?!??!), Como eu vou mediar o jogo?!?!
Execução: Maio/2011 para as duas classes 2ºW e o 2ºV. (Até lá, tem que estar OK!!! preciso me atentar para o tempo que vou gastar fazendo trabalhos braçais, como cortar as cartas, etc!!!!)
4) Para pensar: atividades virtual. Elaboração de um seminário no Power Point, atividades com PC, como tabela virtual, um Jogo... Procurar idéias neste semestre, para aplicar no segundo semestre.
Ufa!!! Tenho muitas coisas a fazer, Diário!! Preciso começar logo!!!"
Perceberam como o planejamento foi feito?!!? Partiu de coisas menores, com um prazo mais imediato, até incluir coisas a longo prazo. Tudo o que deve ser feito, foi posto no papel e estabelecido prazos. Assim, eu me organizo fazendo uma coisa por dia, e tudo fica mais fácil e menos "corrido". Outra vcoisa importante também, é definirmos a equipe que trabalhará conosco. Quem fica incumbido de cada tarefa, pois, tarefas sem dono acabam por não serem feitas.
Agora, vou ao meu tapinha com luvas de pelica, como disse a Nathália:
Quero um planejamento de cada escola em cada box SEPARADO do blog. Este deve seguir o exemplo acima, com datas previstas para ocorrer tais atividades, quais são, o que deve ser feito, cronograma, a equipe de execução responsável e tudo mais. Também deve ser feito para o primeiro semestre de 2011, mesmo que hajam mudanças, como por exemplo, atraso em algum conteúdo.
SUPERVISORES: organizem-se com seus alunos para que tenhamos isso o quanto antes.
KEILA: Verifique se estou esquecendo de alguma coisa.
Sem mais, despeço-me cordialmente.
Márcia
Como vcs já sabem, eu integro a Diretoria Financeira e Organizadora de Dados do PIBID - DFOD. Para que o nosso trabalho seja mais proveitoso, organizado, e que nos seminários, congressos e tudo mais não fiquemos correndo desesperados atrás de nossos resultados e/ou dados, proponho algumas coisas. Ei-las:
1) o planejamento é a palavra chave so sucesso e progresso da Ciência. E este vcs já fizeram. Todos vcs já sabem o que farão este semestre. Como alguns exemplos de atividades que estão planejadas por cada grupo, temos, experimentos, jogos, reforço, acompanhamento, entre outras. Agora vamos a próxima etapa: Estabelecer prazos, e um cronograma de execução destas atividades. vou citar um exemplo:
Suponho que para a Escola A, temos estabelecido as seguintes atividades: Reforço, acompanhamento, experimento (por ex. ácidos/ bases), jogos didáticos (por ex. Funções inorgânicas) e uma atividade virtual (por exemplo, tabela periódica interativa). Isso está planejado, mas a elaboração, execução e reflexão sobre isso demanda muito mais tempo do que ver o corinthians ganhar uma libertadores. Logo, eu, como uma bolsista PIBID super organizada, vou me programar desta maneira:
"querido diário. Hoje defini minhas atividades no PIBID. Estas serão:
1) Acompanhamento e reforço - Farei no 2ºW, durante todo o primeiro semestre. Os horários serão XX, YYY e ZZZh;
2) Experimento sobre ácido bases:
a) Elaboração do roteiro - entrega dia 23/03;
b) Questões iniciais, (levantamento das concepções prévias) - fazer junto com o roteiro - 23/03;
c) Solicitar compra de reagentes - 15/03;
d) Testar o experimento - verificar quantidades e número de grupos a serem montados nas bancadas; - 27/03 - Não esquecer dos xerox!!!!;
e) Aplicação do experimento - Dia 31/03, as 7:30 - chegar 30 min antes para retirar do almoxarifado os reagentes. As classes que virão serão o 2ºW e o 2ºV - 32 alunos.
Atenção: Verificar com a supervisora o próximo experimento do mês de maio!!!!
3) Jogo didático: Elaborar um jogo sobre funções inorgânicas. Pensei em algumas coisas:
Baralho,
Ludo,
Trilha.
Elaboração: Março e abril - Do que eu preciso?!?! Materiais?!?!? Elaborar as regras, o material, os conceitos, a forma que eu vou avaliar este jogo (perguntas, discussão com filmagem?!??!), Como eu vou mediar o jogo?!?!
Execução: Maio/2011 para as duas classes 2ºW e o 2ºV. (Até lá, tem que estar OK!!! preciso me atentar para o tempo que vou gastar fazendo trabalhos braçais, como cortar as cartas, etc!!!!)
4) Para pensar: atividades virtual. Elaboração de um seminário no Power Point, atividades com PC, como tabela virtual, um Jogo... Procurar idéias neste semestre, para aplicar no segundo semestre.
Ufa!!! Tenho muitas coisas a fazer, Diário!! Preciso começar logo!!!"
Perceberam como o planejamento foi feito?!!? Partiu de coisas menores, com um prazo mais imediato, até incluir coisas a longo prazo. Tudo o que deve ser feito, foi posto no papel e estabelecido prazos. Assim, eu me organizo fazendo uma coisa por dia, e tudo fica mais fácil e menos "corrido". Outra vcoisa importante também, é definirmos a equipe que trabalhará conosco. Quem fica incumbido de cada tarefa, pois, tarefas sem dono acabam por não serem feitas.
Agora, vou ao meu tapinha com luvas de pelica, como disse a Nathália:
Quero um planejamento de cada escola em cada box SEPARADO do blog. Este deve seguir o exemplo acima, com datas previstas para ocorrer tais atividades, quais são, o que deve ser feito, cronograma, a equipe de execução responsável e tudo mais. Também deve ser feito para o primeiro semestre de 2011, mesmo que hajam mudanças, como por exemplo, atraso em algum conteúdo.
SUPERVISORES: organizem-se com seus alunos para que tenhamos isso o quanto antes.
KEILA: Verifique se estou esquecendo de alguma coisa.
Sem mais, despeço-me cordialmente.
Márcia
Reunião 02/03
Nesta reunião discutimos sobre o seminário interno, quem vai apresentar, o que vai constar na apresentação, marcamos as reuniões semanal com a supervisora, organizamos horários de reforço e as turmas que cada bolsista irá acompanhar (ajudar o supervisor nas atividades).
- Reunião semanal com o supervisor: ficou definido todas as quartas das 13h as 14h o local é nas mesas da lanchonete( um lugar fresco para podermos refletir com muita tranquilidade).
- Horários e turmas que cada bolsista do Judith vai fazer e acompanhar:
- Galvani vai acompanhar a turma do primeiro cinco e o seu horário para o auxílio de duvidas sobre os conteúdos ministrados será todas as terças das 14h as 16h.
- Natália vai acompanhar a turma do primeiro quatro e seu horário para o auxílio de duvidas sobre os conteúdos ministrados será todas as quintas das 15h as 17h.
- Rolien vai acompanhar o segundo um e seu horário para o auxilio de duvidas sobre os conteúdos ministrados será toda segunda das 14h as 16h.
- Thúlio irei acompanhar o segundo três e meu horário para auxilio de duvidas sobre os conteúdos ministrados vai ser todas as terças das 19h as 21h.
- Karina vai acompanhar o segundo dois seus horarios de reforço está a definir.
- Seminário Interno: foi proposto o que deveria constar na apresentação como, relato da experiência, hitórico da escola, identificação da estrutura física, mapeamento, descrição das atividades desenvolvidas por exemplo, reforço, rendimento, jogos, dicussões, objetivo, qual a aprendizagem dos alunos( contribuição dos alunos), dificuldades, experimentos, titulação.
- Propostas de melhorias.
OBS: Por onde andou a karina... eu fui na reunião e a karina? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TA POSTADO... ABÇ
terça-feira, 1 de março de 2011
I SEMINÁRIO INTERNO DO PIBID
ATENÇÃO LICENCIANDO E SUPERVISORES!!!!!!
Em março teremos o I Seminário Interno do PIBID. A participação de todos é OBRIGATÓRIA.
A programação é a seguinte:
23/03
Abertura Oficial/Palestra representante da Capes - 19/22:30h (Local: Auditório Leão de Faria)
24/03
Relato de experiência - Matemática - 17/18h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Física - 18/19h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Química - 19/20h (Local: Auditório Leão de Faria)
Momento Cultural - CAIC - 20/20:30h
Palestra 20:30h/22:30
25/03
Relato de experiência - Letras - 17/18h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Pedagogia - 18/19h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Biologia- 19/20h (Local: Auditório Leão de Faria)
Momento Cultural - Fanfarra Napoleão - 20/20:30
Palestra encerramento
De acordo com a programação temos relato de experiência, portanto cada supervisor deverá deverá organizar com seus bolsitas a apresentação do relato de experiência. cada escola terá 20 minutos para realizar sua apresentação que é oral. No relato de experiência é importante contar um pouco a atividades que foram realizadas, a contribuição para a escola, as dificuldades encontradas, as propostas de solução, os replanejamentos, colocar os dados e discuti-los. Organizar também os painéis e avaliar cada um deles. Contar um pouco do histórico da escola e de sua estrutura física. è preiciso pegar comigo o modelo de slide.
è preciso escolher quem fará este relato no dia do seminário, se um licenciando ou o próprio supervisor e quem apresentará o painel.
Data para a prévia da primeira apresentação 15/03 as 17hs. Vou agendar a sala e aviso posteriormente.
Espero ter passado todas as informações.
aguardo o comentário de todos os bolsistas para que tenham certeza que leram
grata
Keila
Em março teremos o I Seminário Interno do PIBID. A participação de todos é OBRIGATÓRIA.
A programação é a seguinte:
23/03
Abertura Oficial/Palestra representante da Capes - 19/22:30h (Local: Auditório Leão de Faria)
24/03
Relato de experiência - Matemática - 17/18h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Física - 18/19h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Química - 19/20h (Local: Auditório Leão de Faria)
Momento Cultural - CAIC - 20/20:30h
Palestra 20:30h/22:30
25/03
Relato de experiência - Letras - 17/18h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Pedagogia - 18/19h (Local: Auditório Leão de Faria)
Relato de experiência - Biologia- 19/20h (Local: Auditório Leão de Faria)
Momento Cultural - Fanfarra Napoleão - 20/20:30
Palestra encerramento
De acordo com a programação temos relato de experiência, portanto cada supervisor deverá deverá organizar com seus bolsitas a apresentação do relato de experiência. cada escola terá 20 minutos para realizar sua apresentação que é oral. No relato de experiência é importante contar um pouco a atividades que foram realizadas, a contribuição para a escola, as dificuldades encontradas, as propostas de solução, os replanejamentos, colocar os dados e discuti-los. Organizar também os painéis e avaliar cada um deles. Contar um pouco do histórico da escola e de sua estrutura física. è preiciso pegar comigo o modelo de slide.
è preciso escolher quem fará este relato no dia do seminário, se um licenciando ou o próprio supervisor e quem apresentará o painel.
Data para a prévia da primeira apresentação 15/03 as 17hs. Vou agendar a sala e aviso posteriormente.
Espero ter passado todas as informações.
aguardo o comentário de todos os bolsistas para que tenham certeza que leram
grata
Keila
LICENCIANDOS E SUPERVISORES!!!!
Quero incialmente parabenizar os supervisores e bolsistas que já tiveram suas atividades postadas no blog. Parabéns!!!! Quero também chamar a atenção que é necessário o acompanhamento semanal do blog e postagem pelos supervisores para o bom andamento dos trabalhos. Quanto aos licenciandos, devem acessar o blog semanalmente inclusive fazendo comentários e participando das discussões. Cabe ao supervisor participar e acompanhar seus alunos licenciandos. Solicito que os supervisores agendem as reuniões com os bolsistas, conforme alguns já fizeram. Licenciandos ao colocarm material no blog sigam os modelos de configuração. Aguardo o comentário de cada um nesta postagem para que tenha certeza de que leram a mensagem.
abç
Keila
abç
Keila
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